20 ferramentas para gerenciar e impulsionar sua startup
Antes, se você precisasse de um programa ou software para otimizar algum processo na sua empresa era necessário comprá-lo. À vista ou parcelado, o pagamento por ele acontecia uma única vez e você recebia o produto para instalar em seu computador, acompanhado de um manual nem sempre muito elucidativo e de um número de 0800 perdido entre as letrinhas miúdas para chamar em caso de dúvidas.
Essa realidade vem mudando, desde que as empresas começaram a trabalhar em um modelo de negócio conhecido como Software as a Service ou software como serviço, em português. Nesse novo formato, a compra passou a ser substituída pela assinatura. Em vez de despender uma valor maior, pago uma única vez e com acesso a um SAC reativo, você passa a ter o serviço à sua disposição por um valor menor, cobrado mensal ou anualmente, e com todo respaldo de atendimento e suporte necessário para sua operação rodar com eficiência.
Soluções que agregam
Uma grande parte das empresas que atuam neste modelo nasceram como startups. Por isso mesmo, muitos desses softwares como serviço foram elaborados a partir de ideias inovadoras, com o propósito de resolver dores latentes dentro dessas próprias empresas. Testados e aprovados dentro de casa, as entregas que esses serviços se propõem a fazer tendem a ser mais assertivas e, em geral, a simplicidade é uma de suas características primordiais.
Intuitivos e fáceis de manejar, esses softwares conferem agilidade aos processos do dia a dia e, por consequência, um grande ganho de tempo na realização de tarefas – fazendo você se perguntar como seu negócio sobreviveu tanto tempo ser eles.
Ferramentas em destaque
A oferta de softwares como serviço tem crescido cada vez mais. Muitos trazem soluções mais segmentadas, focadas em nichos específicos. Outros, porém, oferecem serviços mais genéricos que atendem diversos tipos de negócio, em diferentes áreas de atuação. Conheça algumas das ferramentas mais utilizadas, entenda suas funcionalidades e descubra quais os benefícios que elas podem agregar à sua operação.
Gestão administrativa
É um software para controle de processos e atividades de rotina, focado em empresas de pequeno e médio porte. Permite a gestão da produtividade, por meio da organização de tarefas com metas e prazos estabelecidos.
Simples de manejar, o Asana é um software voltado para gerenciamento de equipes. Ele permite criar projetos, delegar tarefas, traçar objetivos e estipular metas e prazos, além de facilitar a troca de informações por chats e notificações.
Disponível para todos os sistemas operacionais, o Todoist é um aplicativo para gerenciamento de projetos e listas de tarefas, que tende a ser usado individualmente, mas também permite controlar e acompanhar atividades de membros da equipe.
Mesmo sendo um software dedicado à organização de informações pessoais, o Evernote atende bem equipes pequenas, graças aos recursos de captura, organização, sincronização, busca e compartilhamento de notas – manuais, inclusive!
Gestão financeira
É uma plataforma online para gestão e controle financeiro, focada em pequenas empresas. Permite a automatização das rotinas financeiras, aliada a um maior controle de custos, receitas e despesas.
Simples, porém robusto o Nibo é um software de gestão financeira que oferece agilidade na organização de contas a pagar e a receber e na visualização de relatórios. Usado por mais de 50 mil empresas, permite trial gratuito por tempo limitado.
É um software para gestão de assinaturas, cobranças e pagamentos recorrentes, com faturamento automatizado. Permite criar planos de assinatura, personalizar a página de compras e integra com qualquer outro sistema.
É um gerenciador financeiro com fluxo de caixa, emissão de relatórios e controle de contas. Sua configuração é rápida, a importação de dados é fácil e pode ser acessado em tablets e smartphones por meio de apps.
É uma plataforma de pagamentos online que permite cobrar planos, mensalidades e assinatura de produtos e serviços de forma recorrente, por meio de boletos, cartões de débito e crédito e débito em conta corrente.
Marketing
Oferece uma linha completa de softwares para marketing, vendas e sucesso do cliente, com um CRM totalmente gratuito, podendo ser usados juntos ou separadamente para criar relacionamentos profundos com os clientes.
Plataforma completa para gerenciar e automatizar ações de marketing digital, o RD Station permite atrair visitantes, transformá-los em oportunidade de negócio, fechar vendas e analisar resultados, criando uma máquina de crescimento para seu negócio.
CRM
É uma ferramenta de CRM e gestão de clientes na nuvem, focada em gerar novas oportunidades de negócio, conquistar novos clientes, acelerar o processo de venda e combinar tudo isso com uma abordagem de marketing mais efetiva.
Ferramenta que permite gerir melhor o funil de clientes e que disponibiliza um CRM dedicado a concentrar informações sobre clientes e ações de venda de forma organizada e lógica, otimizando o trabalho da equipe de vendas.
Atendimento
Software que oferece uma plataforma para o serviço de atendimento ao cliente, hospedada na nuvem, com um sistema de tickets de suporte que ajudam a melhorar a comunicação com o cliente e a processar grandes quantidades de dados.
É um sistema de atendimento online que permite gerenciar em único lugar todos os atendimentos recebidos via chat online, email, voz, vídeo, redes sociais, mensageiros, marketplaces e bots, condensados em um só relatório ao final de cada mês.
É um software de suporte ao cliente baseado na nuvem, que permite fornecer atendimento por meio de canais tradicionais, redes sociais e perfis da marca, centralizando os tickets de chamado em um só lugar.
Sucesso do cliente
Focado em crescimento de receita e retenção de clientes em escala, a Gainsight é a plataforma líder em gerenciamento do sucesso do cliente, capaz de transformar processos reativos de comunicação com o cliente em ações proativas.
É um software brasileiro de sucesso do cliente, que criou uma metodologia de implantação e desenvolvimento para programas de sucesso do cliente e utiliza de data science para prever comportamentos, priorizando ações e avaliando a saúde dos clientes.
Permite monitorar a satisfação dos clientes em tempo real e mensurar seu grau de lealdade, por meio de pesquisas pelos canais ideais, acompanhamento de opiniões nas redes sociais e avaliação por Net Promoter Score.
É um software que traz uma solução para a área de sucesso do cliente, posicionando sua empresa bem próxima aos clientes, permitindo que você mostre a eles o valor entregue, aumentando sua taxa de retenção e expandindo seu negócio.
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